Noticias Regionales

Notícias do Regional Nordeste 1

Diocese de Crateús/CE

A Diocese de Crateús já ordenou 4 diáconos. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, bispo diocesano, acredita no ministério dos diáconos.

Diocese de Tianguá/CE

Dom Francisco Javier Hernandes Arnedo, OAR, da Diocese de Tianguá-CE, está preparando, na Escola Diaconal uma turma de candidatos ao Diaconado Permanente para ordená-los em futuro não muito distante.

Diocese de Itapipoca/CE

Na Diocese de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto, OFMCap, já ordenou um diácono permanente, que é médico, e a Escola Diaconal prepara outros 10 candidatos.

Diocese de Crato/CE

A Diocese de Crato, que já possui 17 diáconos ordenados, prepara a terceira turma. No dia 26 de dezembro de 2011, festa de Santo Estêvão, Diácono e Mártir, o candidato ao diaconado Fernando Antonio Cavalcanti, que é celibatário, foi instituído leitor e acólito pelo Bispo Diocesano de Crato Dom Fernando Panico. A celebração se deu na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia de São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte – CE. Concelebraram 3 sacerdotes e estiveram presentes oito diáconos permanentes. 

A ordenação diaconal de Fernando Antonio Cavalcanti ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2012, na mesma comunidade, que sempre foi animada pelo neo diácono. Concelebraram 4 presbíteros e participaram 15 diáconos permanentes e grande número de fi  éis, inclusive caravana de Fortaleza. Ele exercerá seu ministério na Paróquia São José do Limoeiro e colaborará pastoralmente com o Ministério da Palavra na diocese, e da Comissão que prepara o 13º Intereclesial das CEBs, que será realizado na cidade de Crato.

Há um candidato, Victor Hugo, que é policial ilitar e já foi instituído como ministro extraordinário para o Batismo e para os Matrimônios (Testemunha qualifi  cada), assumindo a capelania do Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará, em Juazeiro do Norte.

Volver

Notícias do Regional Nordeste 2

O Diácono Manoel Xavier de Araújo, ex-secretário do Regional Nordeste 2 comemorou no dia 29 de janeiro 42 anos de Ordenação Diaconal. A Missa solene foi celebrada na Matriz da Paróquia Mãe do Redentor, bairro Cristo Redentor de João Pessoa, PB, presidida pelo pároco Padre Jurandir Lourenço, e concelebrada pelo Padre Adelino. Participaram a esposa Rosa, os familiares e os diáconos: Adjair Assis, Cristino Medeiros, Desival Alexandre da Silva e José Aderaldo de Souza, presidente da CRD NE 2, além de delegações de paroquianos de Rangel, São Francisco das Chagas, Nossa Senhora das Graças, de Várzea Nova, e Mãe do Redentor. Após a Missa foi servido jantar.

A diretoria da CRD NE 2 esteve reunida nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição para a primeira reunião de 2012, com o objetivo de planejar o 1º Encontro do Conselho Consultivo da CRD NE 2, a ser realizado nos dias 3 e 4 de março de 2012. O local ainda será defi  nido pelo diácono João Gomes.

Na pauta: prestação de contas da “Ação entre amigos” da CND; rever datas do calendário regional, em especial do Encontro da Província do Rio grande do Norte; Retiro espiritual em Camocim de São Félix, Pernambuco, que terá como pregador Frei Geraldo de Araújo, OCarm; Encontro de Formação de Natal, RN; local da Assembleia Eletiva da CRD NE 2.

A reunião tratará ainda da participação de diretores e formadores de Escolas Diaconais para participarem do XII Encontro Nacional, que será realizado em Manaus, AM. Participaram da reunião: Diácono José Aderaldo de Souza, presidente; Diácono Manoel Correia, vice-presidente; Diácono Haroldo Lima, secretário; Diácono Edjasme Tavares, 1º tesoureiro, e Diácono Valdemir da Silva, 2º tesoureiro. Para o Conselho Consultivo, a CRD  ficará responsável pelas despesas de alimentação, e as Comissões Diocesanas arcarão com despesas de passagens.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.