Presidência da CND realiza reunião ampliada com organismos e CRDs

Por: Diácono José Bezerra de Araújo, jornalista – ENAC / CND

O Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diác. Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), realizou reunião ampliada, envolvendo integrantes das Equipes de Assessoria Pedagógica, Jurídica e de Comunicação, e presidentes das Comissões Regionais de Diáconos (CRDs) de todos os regionais do País, totalizando 18 participantes. Depois da acolhida pelo Presidente, houve partilha das CRDs sobre a situação da COVID-19 envolvendo diáconos, familiares, presbíteros e bispos. Constatou-se a existência de vários casos nesse público em todo o Brasil, inclusive com óbitos.

Outro tema foi a nova carteira e a filiação dos diáconos à CND. A procura pela nova carteira ainda está baixa. Nos debates, foi sugerida a realização de reuniões virtuais (lives) nos regionais, com os presidentes das Comissões Arquidiocesanas e Comissões Diocesanas dos Diáconos (CADs e CDDs) para tratar do assunto e esclarecer dúvidas. Para ter a carteira, o Diácono precisa estar filiado à CND. No site, há vídeos orientando sobre como se filiar e como proceder para solicitar a carteira. Quem já é filiado não precisa fazer nova filiação e pode solicitar a nova identidade diaconal. O Diác. Leandro, da ENAC, também poderá tirar dúvidas de quem não conseguir (leandromarcel@terra.com.br ou (11) 99492-2519).

A atualização dos dados das escolas diaconais das dioceses e arquidioceses foi outro tema da reunião. Essa atualização ainda está incompleta na Secretaria da CND. O Secretário, Diác. José Oliveira Cavalcante (Cory), está buscando informações junto às escolas e se coloca à disposição dos diretores e secretários dessas escolas, que pode ser via e-mail (diaconocory@gmail.com) ou telefone ((88) 03523-4488). Nesse item, também se falou sobre o Encontro de Formadores, adiado para 2021, mas que ainda falta encontrar uma data.

O Presidente também lembrou a necessidade de haver uma reunião ampliada presencial, em 2021, mas ainda se busca uma data. “O próximo ano de 2021 será muito cheio, devido ao adiamento de muitos encontros”, lembrou Chiquinho. Uma sugestão é realizar a Ampliada junto com a reunião dos Regionais, ou até junto com a Assembleia Não Eletiva. O assunto será discutido posteriormente. O presidente informou que o encontro da CMOVIC será realizado em outubro de 2021.

No final, Chiquinho atualizou os participantes sobre as tratativas com as Universidades de Teologia UNINTER e dos Claretianos, visando uma parceria para disponibilizar cursos de formação permanente aos diáconos. Serão cursos já reconhecidos de Graduação e Pós Graduação em Teologia. “As tratativas estão bem avançadas; já nos entendemos quanto a preços, que serão diferenciados. Estamos aguardando as minutas dos contratos de parceria, que depois serão vistos pela Assessoria Jurídica da CND”, relatou o Presidente. A ENAC, no final, passou informações sobre a programação da Semana São Lourenço, que será de 3 a 10 de agosto, com várias atividades virtuais (lives). Essa programação está disponível no site.

FOnte: cnd.org.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Las siguientes reglas del RGPD deben leerse y aceptarse:
Este formulario recopila tu nombre, correo electrónico y e contenido para que podamos realizar un seguimiento de los comentarios dejados en la web. Para más información revisa nuestra política de privacidad, donde encontrarás más información sobre dónde, cómo y por qué almacenamos tus datos. Si das tu consentimiento entendemos que estas de acuerdo con nuestra política de protección de datos.